Image: – A consciência pelo olhar da psicanálise

A consciência pelo olhar da psicanálise, por Joel Birman

A CONSCIÊNCIA PELO OLHAR DA PSICANÁLISE, POR JOEL BIRMAN

Ontem, dia 22 de maio, o Midrash Centro Cultural lotou com a palestra de Joel Birman, professor e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Psicanalítica da UFRJ. À luz da psicanálise, Birman procurou responder a pergunta do ciclo de palestras “Onde está a Consciência?”, promovido pelo Midrash. O programa procura investigar a consciência humana por quatro prismas: da neurociência, da filosofia, da psicanálise e da espiritualidade. Birman trouxe o olhar da consciência a partir da obra de grandes mestres da psicanálise e da filosofia.

“Nós pensamos onde não existimos e existimos onde não pensamos”, disse Birman, citando Lacan. Para o palestrante, que também é doutor em filosofia pela Universidade de Paris, o elemento fundamental para caracterizar o existir é o desejo: “O inconsciente é o desejo”. Sobre a percepção de si mesmo, o professor do Instituto de Medicina Social da UERJ explicou: “O eu é ilusório. O eu distorce a realidade. O eu funciona de forma a apagar tudo aquilo que distorce a nossa autoimagem”.

Pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Medicina da Universidade de Paris, Birman explicou como funcionam alguns processos psíquicos fundamentais para a formação da consciência: “Tudo o que nos incomoda nós passamos para o inconsciente, em forma de recalque. O recalque e o desejo estão em confronto permanente. Esse confronto vai marcar a nossa existência”.

Ao falar de terapia, citando Freud, Birman explicou que, num processo psicanalítico, o sujeito fala através dos sintomas, dos sonhos, dos lapsos, dos atos falhos e dos chistes. “Quanto maior a capacidade de rir de si próprio, mais rápido o paciente poderá encerrar seu processo psicanalítico”, contou. O próximo e último encontro do ciclo será a consciência pelo olhar da espiritualidade, no dia 29 de abril, com a Psicóloga Integral Denise Wilson.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s