Image: Jorge Mautner, um profeta contemporâneo

Jorge Mautner, um profeta contemporâneo

- O profeta Jorge Mautner

Na última aula do curso “O Mundo Segundo Jorge Mautner”, dia 6 de maio, no Midrash Centro Cultural, o festejado professor leu uma parte do material que será usado na Copa do Mundo e nas Olimpíadas a serem realizadas no Brasil. O Prefeito e o Governador do Rio o convidaram para divulgar durante os dois grandes eventos as suas proféticas ideias da “amálgama do povo brasileiro”. Segundo Mautner, o brasileiro é o único povo no mundo que tem essa incrível capacidade de acolher o diferente, de se misturar com ele, de incorporar seus atributos, de reinterpretar tudo a cada segundo e, incluindo posições contrárias e opostas, chegar a uma outra coisa, a um caminho do meio, ao equilíbrio.

Mautner explica que isso veio dos tupi-guarani, que tinham uma incrível curiosidade pelo mistério. Em vez de confrontar e expulsar o estrangeiro, eles o recebiam e queriam desvendar o que era diferente. Exemplo que ele conta é o do canibalismo do índio brasileiro, que só comia o inimigo como uma forma de incorporar sua valentia, não para saciar a fome ou subjugá-lo.

O professor, compositor, filósofo, poeta e músico fala que o calor humano e a forma de ser do brasileiro são exemplos para o mundo inteiro. Toda aula ele repete seus proféticos bordões: “O Brasil é o gigante que se fingiu de invisível até hoje. Não é à toa que as Olimpíadas e a Copa do Mundo vão ser aqui. A palavra de ordem no mundo é ser como o Brasil. Ou o mundo se ‘brasilifica’ ou se ‘nazifica’.”

Citando o filósofo indiano Rabindranath Tagore (1861-1941), Mautner diz sempre: “Uma civilização superior do amor nascerá no Brasil”. José Bonifácio e Padre Antônio Vieira (segundo o professor, criadores do conceito Amálgama Brasileira), Stephan Zweig (“Brasil, o País do Futuro”), Walt Whitman (“O vértice da humanidade será o Brasil”), são outros dos pensadores que corroboram suas profecias. Oxalá, velho Mautner!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s